sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Artigo de Opinião

O crescimento da violência no Brasil

Ao se observar o Brasil no período colonial , nota - se que , muito do que se vê hoje , pode ser fruto de uma " descoberta" e colonização violenta . Desde o descobrimento aos dias atuais o que se observa é um maremoto assustador nos índices da violência no Brasil . Um dos motivos está diretamente a um investimento baixo ou insuficiente na educação das crianças brasileiras e na segurança pública.
Na falta de uma boa educação , muitos ficam fadados a uma vida sem perspectiva , onde não há oportunidade no mercado de trabalho. Uma tendência natural do ser humano é trilhar caminho mais " facil ", ou seja, com a ausência de uma vida digna e de um trabalho descente , que deveria ser direito de todos , e que é amparado constenciosamente, muitos optam pelo caminho da criminalidade. Não sendo isto justificativa para tal ação .
Paralelo a isso , está a família , que por falta de uma estrutura sólida não consegue educar seus filhos para trilharem no melhor caminho. A desestruturação familiar é sem sombra de duvidas mais um dos motivos para o aumento da violência no pais, pois , a família é a base de toda sociedade. No entanto oque se vê é uma sociedade estagnada devido aos índices crescentes de violência registrados no pais.
Uma solução para essa visão amarga que a sociedade é obrigada a assistir todos os dias seria um melhor investimento , primeiramente na educação infantil e posteriormente na segurança pública .


 
                                                                              Stéfany Cristiny 2°B 

Artigo De Opinião

Trabalho infantil no Brasil

O Trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças deixam de ir a escola para trabalhar e assim não tendo seu direito preservado, pois ir a escola é um direito de todos as crianças. Elas são forçadas a trabalhar por necessidades em lavouras, campos, fábricas, no trânsito , muitos deles sem receber remuneração alguma ou recebem pouco dinheiro e são exploradas.
Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007, porém tem empresas que adolescentes a partir de 16 anos trabalha, mas os empresas tem a ordem do governo para contratar menores de 18 anos, entretanto essas contratações não é trabalho infantil porque eles fornecem salário e os benefícios perante o governo.
No país estrangeiro as crianças são traficadas, não possuem documentos e são excluídas de um ambiente que as protejam. Podem ser obrigadas a entrar na prostituição, na servidão doméstica, no casamento precoce e contra a sua vontade, ou em trabalho perigosos. Embora não haja dados precisos sobre o tráfico de crianças, estima-se que haverá cerca de 1,2 milhões de crianças traficadas por ano.


                                                                                                             Stéfany Cristiny 2°B

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Escola realizará uma Festa Junina.


No próximo dia 28 de junho de 2012,  E.E Amália Garcia Ribeiro Patto realizará mais uma Festa Junina articulado ao tema da janela cultural "Cidadania á Festa Junina".
O evento ocorrerá na parte da manhã, em horário de aula. Nesse dia, os alunos participarão da quadrilhas e  gincanas. Haverá também apresentações de piadas, danças entre outros.
Desde já , os alunos estão se organizando com  ensaios e arrecadações de alimentos, brinquedos entre outros. 



Silvia Leticia eThamires Santos





Alunos Professores


Os alunos do E.E. "Profª Amália Garcia Ribeiro Patto"após pesquisa e questionamento elaborados pelos mesmos sobre assuntos trabalhados no curriculum de Português do Estado de São Paulo fazem debate na sala de aula.
Um aluno questiona o outro sobre o assunto abordado e em seguida avalia se está de acordo com a resposta do colega. Esse método encoraja os alunos a participarem mais das aulas e consequentemente entenderem mais os assuntos estudados.

Sthefanine Cruz

A falta de Segurança do Trânsito no Brasil


O Brasil do século XXI tem uma economia forte que vai do sul ao norte, onde rodovias federais e estaduais são sufocadas de carretas carregadas de dinheiro e sonhos. É de encher os olhos, mas com isso nossas rodovias que em ,muitas vezes, são de décadas atrás  não suportam a demanda.
Então caberia ao governo investir em outros meios de transporte para desafogar nossos estados, porém esses investimentos teriam que ser de imediato, e não poderia ser privatizados. Nossos portos, aeroportos e ferrovias, para não aumentarem o custo final para a própria população.
Outra medida que tem que ser tomada é criar leis mais severas para infratores de trânsito . O principal, temos que capacitar nossos motoristas, punir os infratores, investir em uma fiscalização mais severa .
São medidas simples que podem salvar vidas em nosso trânsito para que perceve  o respeito e a paz nas estradas.


Giovane Venturelli       3°C

NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUÊSA, PROFESSORA PÕE ALUNOS NAPOSIÇÃO DE PROFESSORES.


Na EE `Amália Garcia Ribeiro Patto´  no município de Tremembé, a professora Nale Cristina aplica a metodológica com que os alunos explicam os conteúdos estudados ao restante da sala. A professora usa esse método com a função de avaliar o desempenho do aluno, aumentar a sua participação oral e dando a eles a oportunidade de serem mais ativos e participativos em sala de aula.
Esse método também ajuda a desenvolver a argumentação e o raciocínio favorecendo o desempenho dos alunos

Israel Marques Martins  

Termina a Reforma do Banheiro Masculino



Depois  de dois longos meses no  dia 29 de maio finalmente terminou  o banheiro masculino com tudo renovado.
Antes de 2 meses o mesmo era rabiscado com problemas de vazamento e descargas quebradas.Mas depois dessa reforma completa do banheiro possui agora três
 novos vasos, pias com torneiras automáticas e Box totalmente novos, sem nenhum rabisco. Os alunos ficaram felizes, pois possuem agora um ambiente adequado para uso.

ALUNOS APRESENTAM TRABALHO SOBRE PROPAGANDA


ALUNOS APRESENTAM TRABALHO SOBRE PROPAGANDA

No dia 8 de maio, os alunos do 2° A apresentaram um trabalho sobre propaganda. Um dos alunos Willian dos Santos apresentou um trabalho excelente sobre propaganda institucional.
Em sua apresentação havia vídeos que emocionaram quem os assistiu.
O primeiro vídeo foi sobre portadores de necessidades especiais, mostrou a competição de corrida entre crianças com deficiência nas pernas. Em meio a corrida um garoto cai e os demais param para ajudar, relatando um conceito de ajuda e solidariedade.

Beatriz Migoto, Stela Ferreira e Willian Santos n° 06,32 e 35- 2°A

GINCANA JUNINA NA ESCOLA AMÁLIA GARCIA RIBEIRO PATTO




Na escola Amália Patto aconteceu no dia 28 de junho a gincana junina que contribuiu nas notas de Educação Física e Arte.
Nessa gincana os alunos tiveram como objetivos arrecadar alimentos não perecíveis, agasalhos e brinquedos para doação, também tiveram que fazer a Ornamentação da escola, com efeitos sobre prevenção as drogas e valorização da vida.
Foi a primeira gincana na escola e os alunos  fizeram piadas caipiras, cantaram, houve questões culturais sobre conhecimentos gerais sobre a tradição das Festas Juninas. Todos contribuíram com pratos típicos juninos .. Essa gincana contou pontos e a sala que ganhou teve um grande prêmio. Os alunos ficaram satisfeitos com a proposta, porém preocupados com tantas tarefas.

Aluno: Nícolas S.L. de Mendonça N°25 2°A
Aluno: Lucas Stclkou N°21 2°A

REFORMA DA ESCOLA AMALIA GARCIA RIBEIRO PATTO É APROVADO PELOS ALUNOS EM 2012


Em 2012 a escola Amália Garcia Ribeiro Patto passou por uma reforma no inicio das aulas. Os alunos aprovaram e disseram que seria muito bom para escola, e que a escola ficou muito melhor que antes, gostaram da reforma das salas de aula e a do banheiro feminino e masculino,  a pintura ficou ótima; porém acharam que a cor deveria ser mais viva. Todo esse empenho da direção e dos professores foi bom para toda a escola.

OBRA NA ESCOLA-AMÁLIA GARCIA RIBEIRO PATTO



No ano de 2012, o governo liberou verba para que fossem efetuadas diversas reformas na escola Amália Garcia Ribeiro Patto.
No mês de Março, a escola Amália Garcia Ribeiro Patto iniciou algumas reformas que há muito tempo,. eram necessária como a colocação de piso em todas as salas.
Graças a liberação de verba do governo a escola conseguiu reformar o pátio, banheiros, piso das salas. Ainda falta o essencial, a construção de mais salas, da biblioteca e der um laboratório.

Nome: Daniella n°11
           Franciele n°14
Série: 2°A

Digitado por Alexandra Fernanda Barbosa de Abreu 3°A