quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aborto: contra ou a favor?


  O aborto é um tema bastante polêmico no Brasil  principalmente porquê não é legalizado. O tema já foi abordado diversas vezes em programas de televisão e as pessoas apresentam opiniões diversas à seu respeito. Essas opiniões variam de acordo com a religião a que essas pessoas pertencem, seus valores, princípios e formação escolar.

     Meu posicionamento à respeito do aborto foi sempre o mesmo. Sou completamente contra em qualquer aspecto exceto em casos de estupro da mãe, má formação do feto e risco de vida da mãe. Nesses casos o aborto é legal no Brasil. Ele pode ser realizado com toda à assistência médica necessária à mulher. Acho que quando uma mulher engravida por descuido, por falta do uso de métodos contraceptivos antes e durante o ato sexual, a responsabilidade de ter o filho e cuidar dele deve ser assumida.
     Um fato que me deixa bastante triste, no entanto, é que muitas mulheres muitas vezes num ato desesperado, fazem abortos clandestinamente em lugares precários, sem higiene e atendimento adequado. Essa atitude traz muitas vezes graves consequências para elas como a esterilidade, o sentimento de culpa por ter impedido a vida do próprio filho ou até mesmo a morte. Acredito que a  falta de apoio do pai do bebê em formação e da família e o medo de não ter condições de dar uma vida digna para o futuro filho são os fatores que mais influenciem uma mulher na hora de abortar. Ao meu ver isso não justifica um aborto, aliás, nada justifica, afinal é uma vida que está sendo ceifada.
     Minha crença em Deus e na espiritualidade dos seres humanos também colaboram para a minha opinião contra o aborto. Acredito que um feto na barriga da mãe já possua um espírito, já tenha a alma que o acompanhará nesta vida. Um aborto matará o  físico e fará mal também ao espírito dessa criança.
     As mulheres precisam se concientizar que o que elas fazem, a falta de cuidados com o próprio corpo pode trazer consequências que podem se apresentar em forma de doenças sexualmente transmissíveis ou então de uma gravidez indesejada. É preciso que tenhamos responsabilidade com nossos atos sempre. Se fizermos isso, o aborto não será pensado, muito menos realizado.    

17 comentários:

  1. Sou contra o aborto.

    Primeiramente no Brasil há diversos sistemas para que o aborto seja encaixado entre ás leis, entretanto na maioria das vezes esse tipo crime não é estudado para ter maior conhecimento sobre o assunto, a justiça hoje em dia vê o aborto como saída para estupros que seria o (Artigo 128 código penal: Pondo em prática o aborto o réu pode ter a sentença de 1 (um)ano á 3(três) anos de prisão no regime fechado), isso não quer dizer que mesmo na prática do aborto como o sem sentença no Brasil sempre será crime.

    Em segundo na maioria das vezes o aborto é legalizado pela justiça, pois a maioria das vezes o assunto se trata de estrupo, o governo visa que a vítima não teve a intenção de engravidar, a prática do estrupo ( Artigo 217 do código penal: Seduzir mulher virgem menos de 18 anos e maior de 14 anos e ter com ela conjunção carnal por sua inexperiência, o réu terá a sentença de 2(dois) á 4(quatro) anos de prisão no regime fechado).

    O país hoje em dia deve ter em si caráter de por rigor as leis, podendo assim controlar esse tipo de situação, e diminuir esse tipo de crime sexual, pois o mesmo sabendo que está descontrolado e cada vez mais almentando continua com seus pensamentos ridiculos de que suas leis funcionam em todos os casoos.

    Tem gente que prática o estupro pela primeira vez que acaba gostando desse tipo de crime, entretando o réu acaba de sair da prisão e não tem ajuda psicologica ou até mesmo um acompanhamento de perto da justiça e logo em liberdade já volta a cometer esse tipo de crime infantil.

    Ao passar dos anos o governonão visa preparar ou modificar suas leis, contruindo uma lei mais rigida poderia assegurar tanto a proteção dos seus cidadãos quanto a diminuição dos casos, por tanto esse tipo de crime não diminuira e a quantidade de abortos só irá almentar por isso EU sou contra o aborto.

    Alexsander Cesar nº02

    ResponderExcluir
  2. Seus argumentos estão consistentes, você deu exemplo de leis o que fortalece suas ideias. Tente prestar um pouco mais de atenção no uso da pontuação e na ortografia. Você pode fazer a revisão do texto no final. Continue emitindo sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. O aborto é um tema muito discutido e repercutido dentro da sociedade, está entre os assuntos mais clichês para se discutir visto que, a opinião das pessoas sobre isso é sempre muito radical, ou se aceita demais, ou se repudia demais o que torna falar do assunto ainda mais complicado.
    Há poucos dias foi aceita a lei que permite que mulheres interrompam a gravidez se provado que o feto é encéfalo, lei que está gerando uma enorme polemica com críticas por vezes extremamente negativas. É fato que, partindo de princípios religiosos o aborto é algo terrível e abominável, mais partindo de um ponto da sociedade atual e dos problemas e soluções existentes nela, será mesmo?
    A partir de um ponto de vista cético e um tanto agnóstico qual seria o problema do aborto se for o desejo da mulher e do parceiro? E a resposta dada pra essa pergunta seria que o risco de gravidez foi assumido pela mulher a partir do momento em que ela tem consciência dos seus atos e que o bebê culpa nenhuma tem disso. De contra-partida, temos o inegável fato de que uma pessoa tem vida a partir do momento em que ela tem consciência, situação que não ocorre nas primeiras semanas de gestação, onde o feto não passa de um feto.
    O corpo da mulher é algo que só diz respeito a ela mesma, se alguém é contra o aborto seja contra quando engravidar, não o aborte. É simples.

    Anna Gabriela, n° 04.
    Jaqueline, n° 19.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelos argumentos empregados.

      OBS; mas ( conjunção adversativa) no lugar de mais.

      Excluir
  4. A possibilidade de legalizar o aborto é um absurdo.Parece que se perdeu o respeito a vida e á Deus. É um crime, assim como um homicídio,ou ainda pior, pois a vítima é indefesa e totalmente dependente de quem a mata. E ainda por cima há muitos dos nossos representantes políticos que querem legalizar esse crime.
    A frieza com que tais atitudes são praticadas é um termômetro confiável para expor a maneira irresponsável como cada um (homem ou mulher) expõe suas convicções egoístas com relação à santidade, à pureza moral, ao respeito para com Deus eo próximo.
    Dá-se a justificativa de que homens e mulheres são detentores dos seus corpos e podem deles fazerem o que quiserem. Assim está sendo desde omomento em que a raça humana de afastou de Deus, optanto por estabelecer ela propria os limiites entre o certo e o errado.
    Longe de trazer hamonia e paz, tal linha de pensamento aprofunda cada vez mais o atolamento originado pelo pecado. É a morte eterna, a morte física, a decadência que vitimou e vitima a grandiosa obra de Deus, o homem. Aquilo que “era muito bom” tem se tornado o condutor da história . De um estado de graça para um estado de desgraça.
    Só a aceitação do sacrifício vicário de Cristo pode fazer com que a humanidade readquira o respeito pela vida. A própria e a dos outros.


    Comentário dos alunos: Alexandre Cesário n°01 Ariele Cristine n°07 Caio Leone n°09 Gustavo Lorenzotti n°18 _ 3°B

    ResponderExcluir
  5. Meninos,
    Parabéns pelos argumentos e pelo vocabulário empregado no texto. Aprecio a posição de vocês e as justificativas religiosas.

    ResponderExcluir
  6. Somos totalmente contra a legalização do aborto.
    A ninguém foi dado o direito de tirar a vida de outro ser.
    Hoje tomos temos acesso a mecanismos que nos dar suporte para que a gravidez possa ser evitada, como a Camisinha( um dos itens mais seguros , pois além de prever a gravidez indesejada , previne contra as doenças sexualmente transmissíveis)e as pírolas, para aqueles que usam a desculpa '' há mais na hora ''H'' eu esqueci '' existe também a conhecida '' Pirola do dia seguinte''. Diante disso podemos afirma que , aquelas mulheres que engravidam , por mais que a gravidez seja indesejada deve assumir a responsabilidade sobre o mesmo , pois todas as atitudes tem suas consequências , tanto positivas e negativas , por isso é nos dado o livre arbítrio então devemos assumir toda a responsabilidade por nossos atos.
    Por esses e demais motivos . A legalização do aborto é um absurdo, um ato desumano , pois legaliza o direito de tirar uma vida, ao qual não foi dado o poder a nenhum ser humano.

    Mikaela Cristina e Ariana Porto , respectivamente números 29 e 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela posição e pelos argumentos empregados.

      Excluir
  7. Aborto um assunto mais que polemico!!

    Juridicamente, o Governo Brasileiro determina que o direito à vida é inviolável. O texto do Código Civil assegura os direitos do nascidos desde o inicio. E no artigo 4º do Pacto de São José está dito que a vida do ser humano deve ser preservada desde o zigoto. Assim, seria imoral tirar a vida do feto.Porem, se não for legalizado, as pessoas que não possuem condição financeira continuarão se submetendo a formas clandestinas para interromper uma gestação.Podemos, ainda, conceder este direito as mulheres que são vítimas de abuso sexual. Se o ato criminoso gerasse uma criança, teria então a mulher o direito de interromper a gestação.Portanto nós somos a favor do aborto em casos especificos onde poderia resolver dentre tantos problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vocês e parabéns por citarem o código civil o que dá mais concistência aos argumentos.

      Excluir
  8. A não ser que a gestante tenha sofrido abuso sexual que resultou numa gravidez, o aborto não deve ser legalizado pois a vida é o maior bem do ser humano e não deve caber à gestante tomar decisão pela vida de outra pessoa, mesmo que esta seja concedida por ela.

    Leonardo 3ºB
    Gabriel
    Cassiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninos,
      Vocês são a favor ou contra o aborto por abuso sexual? não entendi a colocação.

      Excluir
  9. Existem dois tipos de aborto o aborto induzido, que geralmente é provocado por adolescentes e o aborto espontâneo, que é o involuntário.
    Somos contra o aborto induzido, pois a maioria das adolescentes hoje em dia não pensam nas consequências de seus atos, são movidas pela força de seus instintos e corpos, e acabam engravidando "sem querer". Devido a este caso irresponsável, as meninas acabam colocando em risco a própria vida, e alem de estarem tirando a vida de uma criança inocente. Já no caso do aborto espontâneo, as mães, geralmente querem ter filhos e por motivos de doenças muitas vezes, não conseguem e acabam expelindo o feto de seu organismo por acidente. Não é justo, que uma criança "pague com a vida", por uma noite de diversão entre duas pessoas que só pensam no prazer, e não assumem a responsabilidade de pelo menos se prevenir.

    Pamela Trindade
    Marilia Cruz
    Gabriela Alves
    3° Ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas,
      parabéns pela posição que têm em relação ao aborto e ao modo como abordaram os atos indevidos daquelas que engravidam sem pensarem nas consequências.

      Excluir
  10. Sou contra o aborto, é, de maneira cientificamente indiscutível, um atentado direto à vida humana, à vida de um ser humano procriado, em gestação e indefeso. Representa, pois, uma hipocrisia o uso da expressão "interrupção voluntária da gravidez", que só significa morte de um novo ser, como a discussão entre os patrocinadores do aborto, contra todas as conclusões da Medicina, sobre se o crime deve ser cometido com mais ou menos dias, com mais ou menos meses de gestação.E também sou á favor causa a mulher seja vítima de estupro,levando em consideração a própria vontade,há casos de mulheres que sofrem abusos e decidem manter a gravidez ate o fim,muitas das vezes buscam encontrar soluções em remédios abortivos.
    Luiz Ricardo nº24 3b

    ResponderExcluir
  11. O aborto é um tema bastante polêmico no Brasil principalmente porquê não é legalizado.Acho que quando uma mulher engravida por descuido, por falta do uso de camisinha, a responsabilidade de ter o filho e cuidar dele deve ser assumida.Muitas das vezes as mulheres realizam o aborto por desespero, fazem em lugares precários e clandestinamente, sem higiene e sem atendimento adequado. Eu acho que a falta de apoio do pai da criança em formação e da família e o medo de não ter condições de dar uma vida digna para o futuro filho são os fatores que mais influenciem uma mulher desesperada na hora de abortar. Por isso nossa opinião é clara e objetiva, somos totalmente contra o aborto.

    MARINA N° 26
    PALOMA N° 30

    3° ANO B .

    ResponderExcluir