sexta-feira, 4 de maio de 2012

O preconceito racial




O preconceito racial é um dos problemas mais falados ate hoje,e um dos crimes mais fortes.As leis que existem contra o preconceito racial parece que não fazem muito efeito ,pois assim mesmo ele continua existindo.Isso é uma das coisas mais injustas que tem,julgar o outro apenas pela cor.Quem acredita nas leis de Deus,que diz que todos somos iguais e que todos somos irmãos,mesmo assim eles julgam os outros pela cor .A maioria das vezes são os brancos que “jogam pedra” nos negros só porque acham que são superiores por ter muitos negros morando em favelas ou por terem seus antepassados como escravos,o que os leva a julgar seus “irmãos” pela cor e falam e agem como se os negros não fossem seres humanos,não tivessem sentimentos.Quem tem preconceito não aceita viver ou respirar o mesmo ar do negro e acha que estão certos,assim eles não ficam com medo da lei por se acharem superior,mais na verdade apenas paga para não ser preso,e ai como fica a justiça? Essa é uma pergunta que vamos fazer pro resto da vida.Existe também o preconceito racial dos negros com eles  próprios de não aceitarem sua cor,por já terem sofrido o preconceito ou por ter medo de sofrer algum dia,e acabam tentando mudar ate fisicamente e ate mudando suas raizes.Só acabaremos com o preconceito discutindo sobre ele,nas escolas,nas comunidades,etc.Pois só assim finalmente entenderemos que podemos ser diferente na cor mais pertencemos a mesma raça que é a “RAÇA HUMANA”.

Ser negro é ser

Ser negro é ser


Ser negro é ser negro é ter a pele pintada de dor e beleza. É ter consciência de que consciência, ainda não existe. Ser negro é ser dono da alegria, e generosamente dividi-la entre os filhos do preconceito. Ser negro é ser brasileiro duas vezes. É gritar não aos nãos da vida. Ser negro é ter a liberdade disfarçada de alma. Ser negro é ser. 

  Regina de Lima e Lira Planaltina - DF

Opiniões: 

 Heloisa:Quando pensamos em negro logo vem à idéia ladrão ou traficante. Só conseguimos ter idéias mesquinhas e preconceituosas, onde esta a igualdade a liberdade dada como já conquistada, como podemos botar os brancos no pedestal sendo que foi o próprio que torturou e massacrou o “pobre” do negro.Como podemos chamar de ruim e perverso aquele que mais sofreu na mão do branco.


Gabriela:
O racismo é um assunto ainda muito complicado de se lidar no nosso país e na sociedade em geral.No meu caso lido bem com esta situação, pois inclusive tenho amigos e convivo com pessoas de cor com o qual me dou naturalmente.Integração na sociedade é por vezes bastante difícil e mesmo humilhante.Em minha opinião, as oportunidades de integração na sociedade, no mundo, haveriam de ser iguais quer para um africano, chinês ou mesmo português.


Elen: 
Alguém que se julga superior pela cor de sua pele ou por sua condição financeira é um ignorante....Afinal a alma e o caráter não tem cor e são essas duas coisas que devemos enxergar no próximo!




ONDE  ESTÁ O RACISMO?
O racismo no Brasil


A gente sempre costuma ouvir que, no Brasil, não há racismo. Eu até concordo com essa afirmação em parte. O racismo no Brasil é mais sutil do que a pura e simples aversão ao negro. Nosso racismo é estudado e cuidadoso. Contudo, nem por isso podemos tratar o racismo em nosso país como uma epidemia ou uma causa quase religiosa que mereça vingança e sangue para ser seguida. Sou branco, descendente de europeus. Mas, e daí? O que as pessoas precisam entender é que raça (negra, branca, vermelha, amarela ou roxa) é algo apreciado e querido pelos estúpidos e ignorantes. O preconceito contra o diferente (esse sim é forte e real) é o que move o preconceito “racial”. No Brasil esse preconceito é muito mais social do que propriamente em relação a cor da pele das pessoas.

O racismo no Brasil

ONDE ESTÁ O RACISMO?


É engraçado como o brasileiro se especializou em esconder seu racismo. No Brasil ninguém admite ser racista, mas todo mundo conhece alguém que é.

8 comentários:

  1. Minha opinão à respeito do racismo é que, atualmente este problema não é tão grave quanto antigamente. Prova disso é que o melhor rapper atualmente é branco (Eminem), o jogador mais alto da NBA é asiático (Yao Ming), e o presidente da maior potência econômica e militar mundial é negro (Barack Obama).
    Então vemos que atualmente os estereótipos raciais não são tão graves.

    Gustavo Lorenzotti nº18
    Leonardo Maia nº23
    Cassiano Lopes nº10
    Ezequias Barboza nº12

    ResponderExcluir
  2. O Ministério Público Federal (MPF/MA) denunciou o professor de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica da UFMA, José Cloves Verde Saraiva, pelos crimes de racismo, xenofobia e injúria racial cometidos contra o estudante nigeriano Nuhu Ayuba, no início de 2011.
    Professor Cloves Saraiva e o estudante Nuhu Ayuba, vítima de racismo
    Segundo os relatos de testemunhas ouvidas pela Polícia Federal, o professor fez diversas ofensas ao aluno dentro de sala de aula, o que teria prejudicado o desempenho do mesmo. Cloves Saraiva se referiu ao estudante, inúmeras vezes, de maneira ofensiva, inclusive afirmando que o universitário deveria “clarear a sua pele” e “voltar para a África em navio negreiro”.

    Podemos afirmar que o Racismo é o grande problema enfrentado no mundo. Porém todos somos iguais, não importa a cor a raça e sim o "eu" da pessoa , a espiritualidade que é uma beleza tão bonita e pouco vista pelos outros.
    Como mostra um trecho da musica "O racismo é burrice" do cantor: Gabriel o pensador...

    Racismo é burrice

    Não seja um imbecil
    Não seja um ignorante
    Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
    O quê que importa se ele é nordestino e você não?
    O quê que importa se ele é preto e você é branco...

    Comentarios : Alexandre Cesário n°01 Ariele Cristine n°09 3°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelos comentários, pois você está buscando fontes de referência, citando leis o que tornam os argumentos válidos

      Excluir
  3. O preconceito racial é um dos temas mais clichês para se discutir, partindo de um príncipio onde TODOS nós temos preconceito. O preconceito contra o negro já está enrraizado na raça branca e também de um ponto de vista diferente, existe também na raça negra. No mundo, várias situações são provas disso, algumas totalmente descaradas e outras que implantam e suplantam o preconceito por suas entrelinhas, nota-se isso nas leis que protegem os negros, por exemplo a cota racial em faculdades, qual a necessidade do negro possuir uma facilidade maior para engressar na faculdade se todos nós possuimos a mesma capacidade mental? Ou então de como o preconceito se inicia desde a infância no lápis 'cor de pele'. Partindo de um critério responsável e consciente, não seria então atitudes como essa que estimulam o preconceito? O que seria necessário para mudar essa situação?
    O rascismo é um fator que existe na sociedade há muito tempo, e que mesmo com inúmeras campanhas e tentativas, não foi eliminado, e não vai ser até que a forma de combate seja alterada, para mudar a consciência dos homens primeiro existe a necessidade de se educar as crianças.

    Anna Gabriela, n°4.
    Jaqueline, n°19.
    Rafael, n°32.

    ResponderExcluir
  4. o racismo é uma forma de excluir as pessoas do seu cotidiano, oprimindo simplesmente por se achar melhor que o outro que é negro, pessoas com deficiência física também são incluidas nesse quesito, algumas pessoas acham que elas não podem executar tarefas no trabalho por exemplo, mas temos vários exemplos de que isso não é verdadeiro, exemplos de superação como presidentes, artistas, isso é um problemas do dia-a-dia,e também que com luta, tudo é possível.

    Edvan,11
    Wesley,34

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O racismo, é uma forma de discriminar as pessoas por suas classes até mesmo por suas cores.Perante a lei somos todos iguais,Deus criou as diferentes "raças" para uma unificação de um conjunto dentro da sociedade.Sendo a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.Nos Estados Unidos da América, o racismo chega a extremos contra os negros, índios, asiáticos e latino-americanos, em especial no sul do país. Até 1965, existiam leis, como as chamadas leis de Jim Crow, que negavam aos cidadãos não-brancos toda uma série de direitos.Conclui-se que no "Art. 5. - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    (...)
    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei"

    ResponderExcluir
  7. Keytiane

    O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas,que desencadeia o Preconceito manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas.O preconceito racial afeta a todos, pode ser considerado uma doença insidiosa moral e social.Podemos dizer que seus sintomas e manifestações que incluem o medo,a intolerância,a separação,a discriminação e o ódio.Que ao próximo não há motivo algum ,Mas em nossa sociedade hipócrita precisa apenas ser ''diferente'' para ser excluído e Descriminado pelo o que é ou pelo que te julgam ser.
    Hoje não é só uma questão social é também legislativa.

    ResponderExcluir