sexta-feira, 4 de maio de 2012

O preconceito racial




O preconceito racial é um dos problemas mais falados ate hoje,e um dos crimes mais fortes.As leis que existem contra o preconceito racial parece que não fazem muito efeito ,pois assim mesmo ele continua existindo.Isso é uma das coisas mais injustas que tem,julgar o outro apenas pela cor.Quem acredita nas leis de Deus,que diz que todos somos iguais e que todos somos irmãos,mesmo assim eles julgam os outros pela cor .A maioria das vezes são os brancos que “jogam pedra” nos negros só porque acham que são superiores por ter muitos negros morando em favelas ou por terem seus antepassados como escravos,o que os leva a julgar seus “irmãos” pela cor e falam e agem como se os negros não fossem seres humanos,não tivessem sentimentos.Quem tem preconceito não aceita viver ou respirar o mesmo ar do negro e acha que estão certos,assim eles não ficam com medo da lei por se acharem superior,mais na verdade apenas paga para não ser preso,e ai como fica a justiça? Essa é uma pergunta que vamos fazer pro resto da vida.Existe também o preconceito racial dos negros com eles  próprios de não aceitarem sua cor,por já terem sofrido o preconceito ou por ter medo de sofrer algum dia,e acabam tentando mudar ate fisicamente e ate mudando suas raizes.Só acabaremos com o preconceito discutindo sobre ele,nas escolas,nas comunidades,etc.Pois só assim finalmente entenderemos que podemos ser diferente na cor mais pertencemos a mesma raça que é a “RAÇA HUMANA”.

Ser negro é ser

Ser negro é ser


Ser negro é ser negro é ter a pele pintada de dor e beleza. É ter consciência de que consciência, ainda não existe. Ser negro é ser dono da alegria, e generosamente dividi-la entre os filhos do preconceito. Ser negro é ser brasileiro duas vezes. É gritar não aos nãos da vida. Ser negro é ter a liberdade disfarçada de alma. Ser negro é ser. 

  Regina de Lima e Lira Planaltina - DF

Opiniões: 

 Heloisa:Quando pensamos em negro logo vem à idéia ladrão ou traficante. Só conseguimos ter idéias mesquinhas e preconceituosas, onde esta a igualdade a liberdade dada como já conquistada, como podemos botar os brancos no pedestal sendo que foi o próprio que torturou e massacrou o “pobre” do negro.Como podemos chamar de ruim e perverso aquele que mais sofreu na mão do branco.


Gabriela:
O racismo é um assunto ainda muito complicado de se lidar no nosso país e na sociedade em geral.No meu caso lido bem com esta situação, pois inclusive tenho amigos e convivo com pessoas de cor com o qual me dou naturalmente.Integração na sociedade é por vezes bastante difícil e mesmo humilhante.Em minha opinião, as oportunidades de integração na sociedade, no mundo, haveriam de ser iguais quer para um africano, chinês ou mesmo português.


Elen: 
Alguém que se julga superior pela cor de sua pele ou por sua condição financeira é um ignorante....Afinal a alma e o caráter não tem cor e são essas duas coisas que devemos enxergar no próximo!




ONDE  ESTÁ O RACISMO?
O racismo no Brasil


A gente sempre costuma ouvir que, no Brasil, não há racismo. Eu até concordo com essa afirmação em parte. O racismo no Brasil é mais sutil do que a pura e simples aversão ao negro. Nosso racismo é estudado e cuidadoso. Contudo, nem por isso podemos tratar o racismo em nosso país como uma epidemia ou uma causa quase religiosa que mereça vingança e sangue para ser seguida. Sou branco, descendente de europeus. Mas, e daí? O que as pessoas precisam entender é que raça (negra, branca, vermelha, amarela ou roxa) é algo apreciado e querido pelos estúpidos e ignorantes. O preconceito contra o diferente (esse sim é forte e real) é o que move o preconceito “racial”. No Brasil esse preconceito é muito mais social do que propriamente em relação a cor da pele das pessoas.

O racismo no Brasil

ONDE ESTÁ O RACISMO?


É engraçado como o brasileiro se especializou em esconder seu racismo. No Brasil ninguém admite ser racista, mas todo mundo conhece alguém que é.